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Demências

Artigos de revisão do Lancet e do NEJM sobre doença de Alzheimer.

Diretriz nacional sobre exames complementares para o diagnóstico de doença de Alzheimer: Link

Arquivos do NICE (Reino Unido) sobre demências:
Dementia overview

Guideline do NICE para demências:
http://www.nice.org.uk/nicemedia/live/10998/30318/30318.pdf


Sobre baterias e testes cognitivos para triagem de doença de Alzheimer:
Para o Mini-Exame do Estado Mental (Mini-Mental State Examination; Folstein et al., 1975), há vários estudos nacionais sugerindo pontos de corte distintos. O Grupo de Pesquisa em Neurologia Cognitiva e do Comportamento da UFMG, coordenado pelo prof. Paulo Caramelli, utiliza os seguinte pontos de corte:
<18 pontos para analfabetos;
<21 para pessoas com entre 1-3 anos de escolaridade;
<24 para 4-7 anos de escolaridade e
<26 para 8 ou mais anos de escolaridade.
Em estudos epidemiológicos, alguns ajustes podem ser feitos nos pontos de corte se o interesse é de privilegiar sensibilidade ou especificidade.


Sobre o teste do relógio, também são propostos diversos métodos de correção. No método de Sunderland, a hora a ser marcada é 2h45 e é avaliado se o ponteiro das horas está se aproximando das 3 horas!
Em resumo, as instruções para o teste são:
Instruções: Dar uma folha de papel em branco (sem cópia e sem círculo) e dizer: “Desenhe um relógio com todos os números. Coloque os ponteiros marcando 2h45min.
Pontuação:
- 10 a 06: Relógio e números estão corretos:
10 – hora certa, com ponteiro das horas se aproximando do número 3.
09 – leve distúrbio nos ponteiros (p.ex.: ponteiro das horas sobre o 2).
08 – distúrbios mais intensos nos ponteiros (p.ex.: anotando 2h20min.).
07 – ponteiros completamente errados.
06 – uso inapropriado (p.ex.: uso de código digital ou círculos envolvendo números).
- 05 a 01: desenhos do relógio e dos números incorretos:
05 – números em ordem inversa ou concentrados em alguma parte do relógio.
04 – números faltando ou situados fora dos limites do relógio.
03 – números e relógio não mais conectados. Ausência dos ponteiros.
02 – algumas evidências de ter entendido as instruções, mas, o desenho apresenta vaga semelhança com um relógio.
01 – não tentou ou não conseguiu representar um relógio.

Sobre o teste de fluência verbal semântica (total de animais falados em 1 minuto):
     Instruções:
1. Grave o teste, pois muitas vezes o indivíduo consegue dizer mais do que você pode escrever. Você pode, em seguida, voltar e verificar se você perdeu alguma coisa.
2. Anote tudo o que o sujeito diz, incluindo comentários, e tente anotar na súmula em que ponto durante o minuto que eles dizem isso.
3. Os sujeitos muitas vezes param e dizem, por exemplo, "Pássaros, eles contam como os animais?" Tente não interromper o fluxo, mas responder muito rapidamente, por exemplo, "Sim, valem."
4. Se o sujeito parar dentro do minuto, incentive-o a continuar até os 60 segundos completos. Incentive no final do minuto, se necessário. Às vezes, eles se recusam a continuar; então, você pode dizer: "Há ainda alguns segundos, então vamos deixar que o tempo correr até o fim".
Pontos de corte (Caramelli et al., 2007):
09 animais para analfabetos;
12 animais entre um e sete anos de escolaridade e
13 animais para oito anos de escolaridade ou mais.
Lembrando que no teste de fluência verbal semântica, não valem animais mitológicos (ex: unicórnio, dragão). "Animais de pelúcia" é uma intrusão. Não registre superordenados caso o sujeito diga, por exemplo, "gato, cachorro, passarinho, curió, sabiá, canário, papa-capim, bem-te-vi...". Nessa situação, não marque "passarinho", mas registre "curió", "sabiá", "canário", etc. como respostas corretas.
Para respostas como "gato e gata", "pato e pata", etc., apenas um animal é computado. Entretanto, "Bezerro, vaca, touro" são aceitáveis, e seriam marcados como 3 respostas corretas.
Se o sujeito disser: "Já disse cachorro", sem ter dito, conte como palavra correta. Mas se já a falou, não contabilize. Se a situação se repetir, registre como uma perseveração.






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